Sou fonoaudióloga com mais de 25 anos de experiência no atendimento de crianças com atraso e transtornos no desenvolvimento da linguagem, da fala e da fluência (gagueira infantil). Minha prática é guiada pela terapia baseada em evidências, o que me mantém em constante atualização científica para oferecer um atendimento eficaz, ético e acolhedor.
Tenho mestrado e doutorado em Psicologia, com ênfase em Cognição Humana, e realizei estágio de pesquisa em Montreal, no Canadá. Sou especialista em Linguagem e em Neuropsicologia, com formações nacionais e internacionais que ampliam minha capacidade de avaliação e intervenção clínica.
Atuo com diferentes abordagens terapêuticas validadas cientificamente, como:
Prompt (níveis 1 e 2), com estágio clínico realizado no México;
DTTC (Dynamic Temporal and Tactile Cueing) e REST (Rapid Syllable Transition Treatment), voltados ao tratamento de transtornos motores da fala;
Shape Coding, abordagem visual e estruturada para trabalhar aspectos gramaticais em casos de transtornos de linguagem;
Babble Boot Camp, voltado à estimulação precoce da linguagem nos primeiros anos de vida.
Também atuo em casos de Motricidade Orofacial, como em crianças respiradoras orais e com alterações no tônus dos músculos orofaciais, associando, quando indicado, o uso de laserterapia (fotobiomodulação) como recurso complementar.
Além disso, tenho estudado o uso da neuromodulação (tDCS) como abordagem auxiliar nos transtornos de linguagem, nos transtornos motores da fala e na gagueira, sempre com responsabilidade e base científica.
Acredito profundamente no potencial de cada criança e na importância do vínculo terapêutico com a família para promover o desenvolvimento pleno da comunicação. Meu compromisso é caminhar ao lado das famílias com escuta ativa, respeito e ciência.
http://lattes.cnpq.br/5787069388547184
Fique atento aos sinais
Se você tem dúvidas sobre o desenvolvimento da linguagem ou da fala do seu filho — ou de uma criança que acompanha —, não hesite em buscar uma avaliação especializada. Quanto mais cedo forem iniciadas as orientações corretas ou o tratamento adequado, maiores são as chances de progresso e de melhores resultados no desenvolvimento da comunicação.
Quem é a Fabíola além da Fonoaudiologia?
A Fabi é uma mãe coruja de duas moças incríveis, a Luiza e a Eduarda, e também a humana oficial de duas gatinhas: a Mia, que é a charmosa da casa, e a Aimi, que vive miando para chamar a atenção.
Família é seu porto seguro — ela ama estar rodeada pela mãe, sobrinhos e afilhados, sempre com muito afeto e risadas. Quando não está com a família, pode apostar que está desbravando o mundo! Trilhas, cachoeiras, mar… se tem aventura, a Fabi tá dentro com mochila nas costas e brilho nos olhos.
Estudiosa nata, ela também se perde — e se encontra — nos livros, nos filmes, nas séries e no teatro. E como boa amante da vida, não abre mão de momentos com os amigos, daqueles com risadas altas, passinhos de dança e caminhadas cheias de conversa.
Se você quiser encontrá-la, experimente dar uma passada na feira aos sábados pela manhã (ela adora!) ou em algum cantinho de voluntariado — onde ela sempre dá um jeitinho de fazer o bem com alegria no coração.